quinta-feira, 26 de maio de 2011

REFERÊNCIAS

Expõe a fonte de onde os materiais selecionados para o trabalho foram retirados. Estão organizadas ao final do trabalho e devem:
  1. Citar todos os textos lidos e pesquisado pelo autor (livros, revistas, artigos,...).
  2. Estar organizada em ordem alfabética.
  3. Segundo as regras da ABNT, para referências: os elemento essenciais e complementares devem aparecer em sequência padrão; devem estar alinhadas à margem esquerda; elementos separado pela pontuação correspondente; são utilizados espaços simples entre as linhas e espaço duplo entre uma e outra; em caso de repetição do autor deve-se utilizar seis underlines (______) e ponto.
Ex: VERAS, R. P. Crescimento da população idosa no Brasil: transformações e conseqüências na sociedade. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 225-233, jun. 1987.

    ______. País jovem com cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro: Relume    Dumará, 1994.

Ordem dos elementos:
  • Último sobrenome do autor escrito em letra maiúscula, seguido do complemento do nome por extenso ou somente as iniciais. (Elemento essencial)
  • Título do trabalho destacado em negrito (mais comum) ou itálico. (Essencial)
  • Indicação da função (caso tenha) de organizador, tradutor, revisor, etc. (Elemento complementar)
  • Número da edição. (Essencial)
  • Local da edição, editora e ano de publicação. (Essencial)
  • Descrição física (número de páginas ou volumes). (Complementar)
  • Notas especiais. (Complementar)
  • ISBN (International Standart Book Numbering). (Complementar)
Além do que já foi dito acima, algumas variações exigem que outras formas sejam empregadas, sem contudo, alterar a estrutura apresentada. A seguir são descritos alguns casos:

  • Publicação com dois autores: deve constar o nome dos dois autores separados por ponto e vírgula.
Ex: ALMEIDA, Leda Maria de; LEITÂO, Heliane de Almeida Lins. Piaget e Freud: um encontro possível? O pensamento e a afetividade da criança em discussão. Maceió: EDUFPE/EDUFAL, 1997.
(Exemplo extraído do livro Organizações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos)

  • Publicação de mais de três autores: apresenta-se apenas o primeiro autor seguido da expressão et al (e outros).
Ex: ALMEIDA, Luiz Sávio de. et al. Dois dedos de prosa com os karapotós. Maceió:EDUFAL, 1998.
 (Exemplo extraído do livro Organizações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos).

  • Artigo ou capítulo publicado em livro: nome do autor do artigo, nome do artigo citado seguido pela palavra In e dois pontos, In: nome do autor do livro, local, editora, data e as páginas utilizadas.
Ex: CALIL, Eduardo. Ao sabor dos títulos: uma releitura lingüístico-discursiva da noção de coerência. In: OLIVEIRA, Zilma de M. R. (Org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutr a educação infantil. São Paulo: Cortez, p. 131-15.
(Exemplo extraído do livro Organizações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos).

  • Capítulo do mesmo autor da obra principal: nome do autor, nome do capítulo usado seguido pela palavra In. Logo após, um travessão de seis toques (______) e o ponto substitui o nome do autor. Nome da obra, cidade, editora, data, páginas inicial e final do capítulo.
Ex: VERÇOSA, Élcio de Gusmão. Chegará o desenvolvimento também à terra dos marechais? In:______. Cultura e educação nas Alagoas. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 1997, p. 175-197.
(Exemplo extraído do livro Organizações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos).

REFERÊNCIAS


COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para a produção de trabalhos acadêmicos. 8. ed. Maceió: EDUFAL, 2010.


CITAÇÕES

Introduzem no texto ideias extraídas de documentos pesquisados a fim de explicar o assunto que está sendo discutido no trabalho, reforçar a ideia que está se desenvolvendo. É o embase teórico para os trabalhos. Recomenda-se que sempre coloque o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página consultada.

Tipos de citações mais utilizados:

  • CITAÇÃO DIRETA: transcrição do texto tal qual está no livro, correspondendo exatamente ao original em redação, ortografia, e pontuação (mesmo que contenha erros). 
Citações diretas de até três linhas deve aparecer no parágrafo entre aspas duplas. Ex: [...] para Vigotski (1993, p. 241) o ensino "[...] deve se orientar não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento infantil, provocando os processos que se acham na zona de desenvolvimento próximo." Observa-se que o que Vigotski falou está grafado em azul.
Citações diretas que apresentem mais de três linhas devem estar separadas do texto, sem aspas, fonte menor (10) que a do texto, espaço simples entre as linhas e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto. Ex: Cohen e Negel acentuam a importância das hipóteses para a pesquisa quando afirmam:

Não podemos dar um único passo adiante em qualquer pesquisa,
se não começarmos com uma explicação ou solução sugeridas pa-
ra a dificuldade que provocou a pesquisa. Tais explicações provisórias
 nos são sugeridas por algo no objeto por nosso conhecimento 
anterior [...] (1943, p. 76).
(o exemplo não ficou exatamente como deveria pela formatação do blog).

É pertinente ressaltar que o tamanho da fonte da citação é menor que o do texto, porém as referências (autor, ano e página) são do mesmo tamanho que a letra do texto.
  • CITAÇÃO INDIRETA: é a ideia desenvolvida (interpretação) do autor do texto baseando-se na ideia de outro (s) autor (es). Deve-se colocar a fonte de onde foi extraído o excerto mediante o nome do autor, ano da referência e a página. 
Ex: Ao afirmar que a ciência, às vezes, é mal compreendida não é pleitear uma aceitação vaga e a crítica dos não-cientistas, mas, antes, indicar a sua responsabilidade em fazer uma tentativa genuína para compreende, e principalmente, atentar para a responsabilidade do cientista em fazer-se compreender (BONDI, 1963, p. 25).  

  • CITAÇÃO DA CITAÇÃO: é a citação da qual não se teve acesso ao texto original, conseguida apenas através de outros autores. Não é muito recomendado utilizá-la, apenas em caso de não conseguir os textos originais. Após a citação, deve vir o nome do autor original, em seguida a expressão apud (citado por) e, após, o nome do autor, o ano da obra consultada e a página.
Ex: Segundo Mazilli, citado por Azevedo (1993, p. 137), o que se impõe à Pedagogia neste momento é a tarefa de desenvolver práticas pedagógicas [...].
ou ainda,
O que se impõe à Pedagogia neste momento é a tarefa de desenvolver práticas pedagógicas [...] (MAZILLI, apud AZEVEDO, 1993, p. 137).

OBS: Todos os exemplos foram retirados do livro Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos.

REFERÊNCIAS

COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para a produção de trabalhos acadêmicos. 8. ed. Maceió: EDUFAL, 2010.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Normas para trabalhos acadêmicos

Para que todos os trabalhos acadêmicos sejam feitos de forma igual com relação a sua formatação a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou um padrão a ser seguido.
A NBR 14724:2011 é a mais nova norma atualizada pela ABNT no que diz respeito a configuração dos trabalhos acadêmicos. Ela entrou em vigor a partir do dia 17/04/11.

ALGUMAS REGRAS ADOTADAS
Estrutura: Um trabalho acadêmico tem a parte externa e a parte interna. A parte externa é composta pela capa (elemento obrigatório) e pela lombada (opcional).Já a parte interna é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, são eles:


Pré-textuais Folha de rosto (obrigatório)
                   Errata (opcional)
                   Folha de aprovação (obrigatório)
                   Dedicatória (opcional)
                   Agradecimentos (opcional)
                   Epígrafe (opcional)
                   Resumo na língua vernácula (obrigatório)
                   Resumo na língua estrangeira (obrigatório)
                   Lista de ilustrações (opcional)
                   Lista de tabelas (opcional)
                   Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
                   Lista de símbolos (opcional)
                   Sumário (obrigatório)

Textuais Introdução
               Desenvolvimento
               Conclusão

Pós-textuais  Referências (obrigatório)
                       Glossário (opcional)
                       Apêndice (opcional)
                       Anexo (opcional)
                       Índice (opcional) 

  • Na capa deve-se constar: o nome da instituição de ensino; o nome do autor (no caso, o aluno); título; subtítulo: se houver, precedido de dois pontos para evidenciar a subordinação ao título; número do volume, caso haja mais de um; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado (em caso de cidades que apresentem o mesmo nome, recomenda-se colocar a sigla da unidade da federação); ano de entrega.  
  • A folha de rosto de conter: nome do autor; título; subtítulo ( caso haja); número do volume (se houver mais de um); tipo do trabalho (tese, dissertação, tcc e outros) e objetivo (aprovação na disciplina, pretensão de grau, entre outros) além do nome da instituição a que é submetido; nome do orientador (especificar o grau) e coorientador, se houver.
  • A folha de aprovação deve aparecer após a folha de rosto. Deve conter o nome do autor do trabalho, título e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, a que se objetiva, nome da instituição ao qual é submetido, área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora e instituições oriundas.
  • Regras gerais: os textos devem ser digitados nas fontes ARIAL ou TIMES, cor preta e tamanho 12 (exceto para citações que ultrapassem três linhas, notas de rodapé, paginação), impressos em papel branco ou reciclável, no formato A4 (21cm x 29,7cm). As margens adotadas são esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm. O espaçamento deve ser 1,5 entre as linhas, salvo alguns casos. O texto deve estar em alinhamento justificado. A numeração de páginas deve estar localizada no canto superior direito; a contagem de páginas deve ser feita a partir da folha de rosto (a capa não entra na contagem), porém os números são exibidos somente a partir da introdução. 



Referência


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724. Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.



    

  

Reportagens do Jornal Nacional sobre educação

Em Maio de 2011 o Jornal Nacional apresentou, durante uma semana, reportagens interessantes a respeito da realidade educação pública brasileira. 
Seguem abaixo os links dessas reportagens:
Oferta de mais vagas nas escolas não basta

Panorama do Ensino Fundamental

O Ensino Médio é o Pior dos Piores

O desafio dos professores

Iniciativas que deixam a Escola mais Agradável

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Esquema

Uma das versões que o dicionário apresenta sobre esquema é que o mesmo é "uma representação gráfica de um objeto, fato ou sistema, não na sua forma verdadeira, mas na sua generalidade, apenas delineando-o" (Luft, 1998, p. 267).
Relembrando o que vimos na aula, um esquema deve apresentar uma visão ampla do texto e também deve abordar as principais ideias do autor. Para isso, faz-se necessário realizar previamente uma leitura minuciosa do texto. O vocabulário a ser adotado no esquema pode ser o mesmo utilizado pelo autor do texto (Costa et al., 2010, p. 22).
Como elaborar um esquema?
Devemos começar grifando as palavras-chave dos parágrafos à medida que nos aprofundamos no texto, pois elas representam os argumentos, as ideias e os conceitos encontrados nos parágrafos. Esse conjunto representa as ideias do autor. Deve-se destacar as palavras-chave em cada parte do texto, ou seja, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Para se chegar às palavras-chave é interessante se perguntar do que trata o parágrafo? Caso mais  de um prágrafo aborde o mesmo assunto, basta grifá-lo uma única vez (idem).

Alguns exemplos de esquemas:

Fonte:<http://moodle.esec-vagos.rcts.pt/mod/resource/view.php?id=73>.

Fonte: <http://urbanidades.arq.br/2008/04/objetivos-diversos-e-conflitantes/>.


 Sites para consulta:

http://bibliotecadogil.blogspot.com/2009/01/fazer-um-esquema.html
http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm

Referências


COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos8° ed. Maceió: EDUFAL, 2010.
LUFT, C. P. Minidicionário Luft. 14° ed. São Paulo: Ática, 1998.
 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fichamento

É considerado um importante instrumento que auxilia na produção de trabalhos científicos ou em pesquisas, pois sintetiza os conteúdos os quais podem aglomerar um considerável número de material bibliográfico.
Apresentam-se dois tipos de fichamento, um é o completo (apresenta referência, o conteúdo é resumido, citações e comentários críticos), o outro é denominado específico ( apresenta características de acordo com a finalidade ao qual será direcionado).
Fichamentos específicos:

Fichamento de comentário (ou analítico) - apresenta comentários críticos a respeito da obra. Pode, ou não, basear-se em outros autores. Geralmente trata da metodologia que o autor utiliza e como os conceitos são apresentados, qual a relevância do trabalho.
Exemplo:

LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da linguagem escrita. Processos evolutivos e implicações didáticas. [S.I.] [S.ed.],1995.

 Este livro apresenta um conteúdo fundamental para todos os envolvidos com a questão da aquisição da escrita. Um dos pontos-chave foi mostrar que o aluno que chega à escola não é um aluno que não sabe o que é a escrita, mas que já convive com ela desde que nasceu. Outro ponto importantíssimo são as pesquisas relatadas, mostrando que o aprendizado da escrita de forma significativa auxilia o aluno a desenvolver-se melhor e de forma mais proficiente na escritura. Nestas pesquisas, a escritura é trabalhada como um processo que envolve várias etapas como, por exemplo, geração de idéias, consulta a outras fontes, seleção, decisão, pré-texto, revisão, reescritura. Várias sugestões são trabalhadas, buscando o uso da escritura em uma multiplicidade de situações. Há ênfase no trabalho com vários tipos de texto, aprofundando os processos de criação de cada tipo, e trabalhando com os gêneros textuais.
    Ao ler o livro fiquei me perguntando: “Certo, eis, nesse livro, vários bons exemplos de como trabalhar a escritura. Contudo, exemplos que exigem que os professores realmente possam trabalhar apenas um turno, dedicando horas do outro turno para preparar atividades significativas. Então, o que fazerManuais com aulas prontas? Será? (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).

Fichamento de conteúdo - apresenta a síntese de uma obra e deve conter os conceitos chaves do texto;  é elaborado com as próprias palavras do autor.
Exemplo:
COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas de trabalhos acadêmicos. 7. ed. revisada e ampliada de acordo com as normas da ABNT. Maceió: EDUFAL, 2006. (Série Apontamentos, n.2).
Esta obra é um manual sucinto das normas para a produção do trabalho acadêmico, sendo objetiva e de fácil consulta. Estruturada de forma simples e prática, introduz as questões que envolvem a elaboração de um trabalho acadêmico, desde os procedimentos básicos para a sistematização de um estudo produtivo (estrutura e redação) até às orientações metodológicas e técnicas para a apresentação de trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT. (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).
Fichamento de citações - é a reprodução das frases são consideradas significativas em um determinado texto. A transcrição deve ser textual e em caso de ocorrer erro de grafia esta, deve vir entre aspas. Ao final deve constar o número da página de onde se extraiu a citação.
Exemplo:
GABRIEL, R. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. In: Signo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 31v.  (Número especial). p. 73-83.
“O leitor proficiente, por definição, é exatamente aquele para o qual a decifração do código não é mais um obstáculo e que, por isso, pode voltar toda a atenção para a produção de sentido. No entanto, esse nível de proficiência em leitura não é uma característica inata, comum a todos os seres humanos, mas sim uma habilidade construída através de um longo processo de alfabetização (SOARES, 2004), que vai modificando a nossa forma de ‘ver’ o código. Ou seja, o processo de letramento transforma, literalmente, a maneira como o sujeito leitor vê o código escrito: através da prática de leitura, a tarefa de decifrar o código escrito vai sendo automatizada de tal forma que o leitor não vê mais as letras e sim os significados a que elas remetem.” p. 77 (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).

Fichamento bibliográfico - sua função é informar as fontes, os assuntos, os autores que são consultados ao se estudar um determinado tema..
Exemplo:
Leitura: literatura consultada
 COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 7 ed. ver. e ampl. de acordo com as normas da ABNT. Maceió: EDUFAL, 2006.
GABRIEL, R. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. In: Signo: Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 31v.  (Número especial.
LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da linguagem escrita. Processos evolutivos e implicações didáticas. [S.I.] [S.ed.],1995.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica: para cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SEVERINO. J. Antônio. Metodologia do trabalho científico. 22.ed.rev. E ampl. De acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002(Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).


Referências

COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 8° ed. Maceió: EDUFAL, 2010.

FREITAS, M. A. S. Fichamento. 2010. Slides