quinta-feira, 26 de maio de 2011

CITAÇÕES

Introduzem no texto ideias extraídas de documentos pesquisados a fim de explicar o assunto que está sendo discutido no trabalho, reforçar a ideia que está se desenvolvendo. É o embase teórico para os trabalhos. Recomenda-se que sempre coloque o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página consultada.

Tipos de citações mais utilizados:

  • CITAÇÃO DIRETA: transcrição do texto tal qual está no livro, correspondendo exatamente ao original em redação, ortografia, e pontuação (mesmo que contenha erros). 
Citações diretas de até três linhas deve aparecer no parágrafo entre aspas duplas. Ex: [...] para Vigotski (1993, p. 241) o ensino "[...] deve se orientar não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento infantil, provocando os processos que se acham na zona de desenvolvimento próximo." Observa-se que o que Vigotski falou está grafado em azul.
Citações diretas que apresentem mais de três linhas devem estar separadas do texto, sem aspas, fonte menor (10) que a do texto, espaço simples entre as linhas e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto. Ex: Cohen e Negel acentuam a importância das hipóteses para a pesquisa quando afirmam:

Não podemos dar um único passo adiante em qualquer pesquisa,
se não começarmos com uma explicação ou solução sugeridas pa-
ra a dificuldade que provocou a pesquisa. Tais explicações provisórias
 nos são sugeridas por algo no objeto por nosso conhecimento 
anterior [...] (1943, p. 76).
(o exemplo não ficou exatamente como deveria pela formatação do blog).

É pertinente ressaltar que o tamanho da fonte da citação é menor que o do texto, porém as referências (autor, ano e página) são do mesmo tamanho que a letra do texto.
  • CITAÇÃO INDIRETA: é a ideia desenvolvida (interpretação) do autor do texto baseando-se na ideia de outro (s) autor (es). Deve-se colocar a fonte de onde foi extraído o excerto mediante o nome do autor, ano da referência e a página. 
Ex: Ao afirmar que a ciência, às vezes, é mal compreendida não é pleitear uma aceitação vaga e a crítica dos não-cientistas, mas, antes, indicar a sua responsabilidade em fazer uma tentativa genuína para compreende, e principalmente, atentar para a responsabilidade do cientista em fazer-se compreender (BONDI, 1963, p. 25).  

  • CITAÇÃO DA CITAÇÃO: é a citação da qual não se teve acesso ao texto original, conseguida apenas através de outros autores. Não é muito recomendado utilizá-la, apenas em caso de não conseguir os textos originais. Após a citação, deve vir o nome do autor original, em seguida a expressão apud (citado por) e, após, o nome do autor, o ano da obra consultada e a página.
Ex: Segundo Mazilli, citado por Azevedo (1993, p. 137), o que se impõe à Pedagogia neste momento é a tarefa de desenvolver práticas pedagógicas [...].
ou ainda,
O que se impõe à Pedagogia neste momento é a tarefa de desenvolver práticas pedagógicas [...] (MAZILLI, apud AZEVEDO, 1993, p. 137).

OBS: Todos os exemplos foram retirados do livro Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos.

REFERÊNCIAS

COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para a produção de trabalhos acadêmicos. 8. ed. Maceió: EDUFAL, 2010.




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