quarta-feira, 18 de maio de 2011

Normas para trabalhos acadêmicos

Para que todos os trabalhos acadêmicos sejam feitos de forma igual com relação a sua formatação a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou um padrão a ser seguido.
A NBR 14724:2011 é a mais nova norma atualizada pela ABNT no que diz respeito a configuração dos trabalhos acadêmicos. Ela entrou em vigor a partir do dia 17/04/11.

ALGUMAS REGRAS ADOTADAS
Estrutura: Um trabalho acadêmico tem a parte externa e a parte interna. A parte externa é composta pela capa (elemento obrigatório) e pela lombada (opcional).Já a parte interna é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, são eles:


Pré-textuais Folha de rosto (obrigatório)
                   Errata (opcional)
                   Folha de aprovação (obrigatório)
                   Dedicatória (opcional)
                   Agradecimentos (opcional)
                   Epígrafe (opcional)
                   Resumo na língua vernácula (obrigatório)
                   Resumo na língua estrangeira (obrigatório)
                   Lista de ilustrações (opcional)
                   Lista de tabelas (opcional)
                   Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
                   Lista de símbolos (opcional)
                   Sumário (obrigatório)

Textuais Introdução
               Desenvolvimento
               Conclusão

Pós-textuais  Referências (obrigatório)
                       Glossário (opcional)
                       Apêndice (opcional)
                       Anexo (opcional)
                       Índice (opcional) 

  • Na capa deve-se constar: o nome da instituição de ensino; o nome do autor (no caso, o aluno); título; subtítulo: se houver, precedido de dois pontos para evidenciar a subordinação ao título; número do volume, caso haja mais de um; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado (em caso de cidades que apresentem o mesmo nome, recomenda-se colocar a sigla da unidade da federação); ano de entrega.  
  • A folha de rosto de conter: nome do autor; título; subtítulo ( caso haja); número do volume (se houver mais de um); tipo do trabalho (tese, dissertação, tcc e outros) e objetivo (aprovação na disciplina, pretensão de grau, entre outros) além do nome da instituição a que é submetido; nome do orientador (especificar o grau) e coorientador, se houver.
  • A folha de aprovação deve aparecer após a folha de rosto. Deve conter o nome do autor do trabalho, título e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, a que se objetiva, nome da instituição ao qual é submetido, área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora e instituições oriundas.
  • Regras gerais: os textos devem ser digitados nas fontes ARIAL ou TIMES, cor preta e tamanho 12 (exceto para citações que ultrapassem três linhas, notas de rodapé, paginação), impressos em papel branco ou reciclável, no formato A4 (21cm x 29,7cm). As margens adotadas são esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm. O espaçamento deve ser 1,5 entre as linhas, salvo alguns casos. O texto deve estar em alinhamento justificado. A numeração de páginas deve estar localizada no canto superior direito; a contagem de páginas deve ser feita a partir da folha de rosto (a capa não entra na contagem), porém os números são exibidos somente a partir da introdução. 



Referência


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724. Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.



    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário