segunda-feira, 9 de maio de 2011

Esquema

Uma das versões que o dicionário apresenta sobre esquema é que o mesmo é "uma representação gráfica de um objeto, fato ou sistema, não na sua forma verdadeira, mas na sua generalidade, apenas delineando-o" (Luft, 1998, p. 267).
Relembrando o que vimos na aula, um esquema deve apresentar uma visão ampla do texto e também deve abordar as principais ideias do autor. Para isso, faz-se necessário realizar previamente uma leitura minuciosa do texto. O vocabulário a ser adotado no esquema pode ser o mesmo utilizado pelo autor do texto (Costa et al., 2010, p. 22).
Como elaborar um esquema?
Devemos começar grifando as palavras-chave dos parágrafos à medida que nos aprofundamos no texto, pois elas representam os argumentos, as ideias e os conceitos encontrados nos parágrafos. Esse conjunto representa as ideias do autor. Deve-se destacar as palavras-chave em cada parte do texto, ou seja, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Para se chegar às palavras-chave é interessante se perguntar do que trata o parágrafo? Caso mais  de um prágrafo aborde o mesmo assunto, basta grifá-lo uma única vez (idem).

Alguns exemplos de esquemas:

Fonte:<http://moodle.esec-vagos.rcts.pt/mod/resource/view.php?id=73>.

Fonte: <http://urbanidades.arq.br/2008/04/objetivos-diversos-e-conflitantes/>.


 Sites para consulta:

http://bibliotecadogil.blogspot.com/2009/01/fazer-um-esquema.html
http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm

Referências


COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos8° ed. Maceió: EDUFAL, 2010.
LUFT, C. P. Minidicionário Luft. 14° ed. São Paulo: Ática, 1998.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário