Uma das versões que o dicionário apresenta sobre esquema é que o mesmo é "uma representação gráfica de um objeto, fato ou sistema, não na sua forma verdadeira, mas na sua generalidade, apenas delineando-o" (Luft, 1998, p. 267).
Relembrando o que vimos na aula, um esquema deve apresentar uma visão ampla do texto e também deve abordar as principais ideias do autor. Para isso, faz-se necessário realizar previamente uma leitura minuciosa do texto. O vocabulário a ser adotado no esquema pode ser o mesmo utilizado pelo autor do texto (Costa et al., 2010, p. 22).
Como elaborar um esquema?
Devemos começar grifando as palavras-chave dos parágrafos à medida que nos aprofundamos no texto, pois elas representam os argumentos, as ideias e os conceitos encontrados nos parágrafos. Esse conjunto representa as ideias do autor. Deve-se destacar as palavras-chave em cada parte do texto, ou seja, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Para se chegar às palavras-chave é interessante se perguntar do que trata o parágrafo? Caso mais de um prágrafo aborde o mesmo assunto, basta grifá-lo uma única vez (idem).
Alguns exemplos de esquemas:
Fonte:<http://moodle.esec-vagos.rcts.pt/mod/resource/view.php?id=73>.
Fonte: <http://urbanidades.arq.br/2008/04/objetivos-diversos-e-conflitantes/>.
Sites para consulta:
http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm
Referências
COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 8° ed. Maceió: EDUFAL, 2010.
LUFT, C. P. Minidicionário Luft. 14° ed. São Paulo: Ática, 1998.
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