segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fichamento

É considerado um importante instrumento que auxilia na produção de trabalhos científicos ou em pesquisas, pois sintetiza os conteúdos os quais podem aglomerar um considerável número de material bibliográfico.
Apresentam-se dois tipos de fichamento, um é o completo (apresenta referência, o conteúdo é resumido, citações e comentários críticos), o outro é denominado específico ( apresenta características de acordo com a finalidade ao qual será direcionado).
Fichamentos específicos:

Fichamento de comentário (ou analítico) - apresenta comentários críticos a respeito da obra. Pode, ou não, basear-se em outros autores. Geralmente trata da metodologia que o autor utiliza e como os conceitos são apresentados, qual a relevância do trabalho.
Exemplo:

LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da linguagem escrita. Processos evolutivos e implicações didáticas. [S.I.] [S.ed.],1995.

 Este livro apresenta um conteúdo fundamental para todos os envolvidos com a questão da aquisição da escrita. Um dos pontos-chave foi mostrar que o aluno que chega à escola não é um aluno que não sabe o que é a escrita, mas que já convive com ela desde que nasceu. Outro ponto importantíssimo são as pesquisas relatadas, mostrando que o aprendizado da escrita de forma significativa auxilia o aluno a desenvolver-se melhor e de forma mais proficiente na escritura. Nestas pesquisas, a escritura é trabalhada como um processo que envolve várias etapas como, por exemplo, geração de idéias, consulta a outras fontes, seleção, decisão, pré-texto, revisão, reescritura. Várias sugestões são trabalhadas, buscando o uso da escritura em uma multiplicidade de situações. Há ênfase no trabalho com vários tipos de texto, aprofundando os processos de criação de cada tipo, e trabalhando com os gêneros textuais.
    Ao ler o livro fiquei me perguntando: “Certo, eis, nesse livro, vários bons exemplos de como trabalhar a escritura. Contudo, exemplos que exigem que os professores realmente possam trabalhar apenas um turno, dedicando horas do outro turno para preparar atividades significativas. Então, o que fazerManuais com aulas prontas? Será? (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).

Fichamento de conteúdo - apresenta a síntese de uma obra e deve conter os conceitos chaves do texto;  é elaborado com as próprias palavras do autor.
Exemplo:
COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas de trabalhos acadêmicos. 7. ed. revisada e ampliada de acordo com as normas da ABNT. Maceió: EDUFAL, 2006. (Série Apontamentos, n.2).
Esta obra é um manual sucinto das normas para a produção do trabalho acadêmico, sendo objetiva e de fácil consulta. Estruturada de forma simples e prática, introduz as questões que envolvem a elaboração de um trabalho acadêmico, desde os procedimentos básicos para a sistematização de um estudo produtivo (estrutura e redação) até às orientações metodológicas e técnicas para a apresentação de trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT. (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).
Fichamento de citações - é a reprodução das frases são consideradas significativas em um determinado texto. A transcrição deve ser textual e em caso de ocorrer erro de grafia esta, deve vir entre aspas. Ao final deve constar o número da página de onde se extraiu a citação.
Exemplo:
GABRIEL, R. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. In: Signo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 31v.  (Número especial). p. 73-83.
“O leitor proficiente, por definição, é exatamente aquele para o qual a decifração do código não é mais um obstáculo e que, por isso, pode voltar toda a atenção para a produção de sentido. No entanto, esse nível de proficiência em leitura não é uma característica inata, comum a todos os seres humanos, mas sim uma habilidade construída através de um longo processo de alfabetização (SOARES, 2004), que vai modificando a nossa forma de ‘ver’ o código. Ou seja, o processo de letramento transforma, literalmente, a maneira como o sujeito leitor vê o código escrito: através da prática de leitura, a tarefa de decifrar o código escrito vai sendo automatizada de tal forma que o leitor não vê mais as letras e sim os significados a que elas remetem.” p. 77 (Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).

Fichamento bibliográfico - sua função é informar as fontes, os assuntos, os autores que são consultados ao se estudar um determinado tema..
Exemplo:
Leitura: literatura consultada
 COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 7 ed. ver. e ampl. de acordo com as normas da ABNT. Maceió: EDUFAL, 2006.
GABRIEL, R. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. In: Signo: Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 31v.  (Número especial.
LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da linguagem escrita. Processos evolutivos e implicações didáticas. [S.I.] [S.ed.],1995.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica: para cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SEVERINO. J. Antônio. Metodologia do trabalho científico. 22.ed.rev. E ampl. De acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002(Exemplo retirado dos slides da disciplina de Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Freitas).


Referências

COSTA, A. R. F. et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 8° ed. Maceió: EDUFAL, 2010.

FREITAS, M. A. S. Fichamento. 2010. Slides




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